Pesquisadores apontam que os cães veem os humanos como parte de sua “matilha” e mas também demonstram capacidade de identificar bebês como membros vulneráveis
Por: Anamaria Chiaverini Foto: Mateus Chiaverini
Vídeo que está viralizando no instagram mostra uma série de salvamentos de crianças feito por cães de estimação, assista aqui:
Como é possível um cão não treinado assumir este comportamento?
Estes comportamentos podem ter relação com a forma como os cães entendem o grupo social que está , ele recebe carinho e alimento, e percebe que está sendo abrigado e protegido. Assim, ele devolve instintivamente o que recebe de sua família.
Outro fator é a sensibilidade hormonal. Os cães tem a habilidade em farejar e detectar mudanças hormonais em humanos, isso inclui medo e ansiedade, em grupos vulneráveis, como dos bebês.
Por ultimo, carregam consigo o instinto do cuidado, porque percebem que o bebe depende totalmente dos pais para sobreviver. A esse ultimo, chamamos de Instinto Protetor.
Embora o comportamento varie entre raças e indivíduos, a conclusão é que a detecção da fragilidade e dependência do bebê pode ser um forte gatilho para o comportamento de guarda e proteção canina.
É importante saber que os cães já são domesticados há milênios, mas ainda guardam os aspectos de sua natureza selvagem, como instintos de caça e necessidade de sobrevivência . Devido a essas ¨memórias ancestrais¨ alguns caninos tendem a apresentar comportamentos problemáticos.
Em geral os cães estão acompanhando as crianças, em uma situação aparentemente segura, e em frações de segundo o cenário muda, e antes mesmo dos acontecimentos, todos os caninos fazem a mesma coisa: instintivamente, se antecipam para salvar seus donos mirins do perigo. Confira o vídeo:
https://www.instagram.com/reel/DP9JM1vjDau/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==




