Baseado no site oficial da Prefeitura de Ubatuba
Programa de saneamento em Ubatuba tem projeto com investimentos de 600 milhões até 2029, e beneficiarão mais de 300 mil pessoas, e Maranduba recebe as obras. A Prefeitura relata estar se empenhando para novo marco de saneamento. Com cobrança de prazos sobre a Sabesp e investimento por toda a cidade, de norte a sul. O bairro Maranduba está recebendo investimento de tratamento de esgoto, e em algumas ruas já foi instalada a rede de tratamento.
confira vídeo do local:
Estas obras eram esperadas e necessárias, devido à liberação excessiva de esgoto advindo de pousadas e residências, nos períodos de grande movimento turístico. Em janeiro de 2025, 51 praias do litoral de São Paulo foram interditadas por estarem impróprias para banho, de acordo com o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Outras regiões de Ubatuba Perequê-Mirim, um novo reservatório de água; e Itamambuca e Perequê-Açu terão esgoto bombeado por meio da elevatória Tamoios. Em 2024, foi concluída a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) principal de Ubatuba e entregue parcialmente a Estação Elevatória de Esgoto Tamoios, somando R$ 46,7 milhões em investimentos. Em junho de 2024, inaugurou a ampliação da ETE Itaguá, com aumento da capacidade de operação, de 200 para 350 litros por segundo, atendendo o próprio bairro e áreas vizinhas. Estas obras têm previsão de entrega para 2025, dos reservatórios de água nos bairros Perequê-Mirim e Toninhas, cada um com capacidade para 1,5 milhão de litros.
Na área de abastecimento de água, as melhorias devem alcançar mais de 117 mil pessoas, com a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, que terá aumento de 20% na capacidade de produção (de 500 para 600 litros por segundo). Bairros Lázaro e Toninhas terão dois novos reservatórios, com capacidade total de 5 milhões de litros de água tratada. As ações incluem ainda 12 km de redes de distribuição e 3 mil novas ligações domiciliares.
As obras fazem parte dos programas Onda Limpa (esgoto) e Água no Litoral Norte, conduzidos pela Sabesp, que visam antecipar as metas do Marco Legal do Saneamento de 2033 para 2029.
Se você é morador dessas regiões, deixe para nós o que você está achando. Elas estão realmente sendo feitas? Comente a sua impressão.
jornalfaroldolitoral #jornalindependente #jornalismoindependente












