Defesa civil de Ubatuba participará de estudo, em iniciativa com FGV, Cardiff University e USP para melhorar a resistência e adaptação a eventos climáticos extemos.
A Defesa Civil de Ubatuba irá participar de um importante estudo chamado Clima, Municípios e Evidência (CliMunE), uma iniciativa conjunta da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), Cardiff University e Universidade de São Paulo (USP), com financiamento da The British Academy e da Fapesp. O projeto foca na identificação de métodos e estímulos que ajudem as cidades a criar políticas ambientais. O principal objetivo é entender como os municípios brasileiros podem aumentar sua capacidade de resistência e adaptação frente a eventos climáticos extremos que se tornaram mais frequentes e intensos, como inundações e deslizamentos de terra.
O estudo envolve a coleta de experiências e visões por meio de entrevistas presenciais com gestores, para mapear a atuação local no combate aos impactos do clima. O diretor da Defesa Civil, Alexandre Napoli, será o representante de Ubatuba, compartilhando detalhes sobre a estrutura, a capacidade de reação e as táticas adotadas na cidade, que enfrenta problemas como alagamentos e deslizamentos. Napoli destacou a grande importância desta participação, visando reunir informações que servirão de alicerce para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e duradouras, capacitando as administrações locais a tomar decisões embasadas em ciência.
Dados do IBGE de 2020, mostram que 93% dos municípios brasileiros não possui leis ou políticas específicas para adaptação e mitigação climática, e 87,5% das cidades brasileiras são de pequeno porte e enfrentam restrições financeiras e de pessoal técnico, limitando sua capacidade de implementar ações preventivas e de resposta a desastres.
Fonte da matéria: Prefeitura Municipal de Ubatuba




