O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve seu primeiro dia de aplicação neste domingo (9), contando com a participação de mais de 4,8 milhões de candidatos em todo o Brasil. Considerado crucial para o acesso ao ensino superior no país, o processo seletivo está sendo realizado em 1.804 municípios, abrangendo uma vasta área territorial. O exame será aplicado em dois domingos distintos, sendo este (9 de novembro) o primeiro, e o segundo agendado para a próxima semana, no dia 16 de novembro.
Nesta etapa inicial do certame, os participantes enfrentaram quatro provas objetivas, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 itens. Adicionalmente, os estudantes dedicaram uma parte significativa do tempo para a elaboração da redação em língua portuguesa. As áreas de conhecimento abrangidas neste primeiro domingo foram amplas e focadas nas linguagens e ciências humanas. Elas incluíram língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (com opção entre inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, além das disciplinas de artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A redação, que possui o limite estrito de 30 linhas, exigiu dos candidatos a construção de um texto dissertativo-argumentativo, que deveria ser desenvolvido e embasado a partir de uma situação-problema proposta. Para a realização das avaliações, os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia (12h) e fecharam de maneira rigorosa às 13h (horário de Brasília). O início efetivo das provas foi marcado para as 13h30.
Fonte da matéria: G1




