O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), órgão diretamente vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do estado de São Paulo, anunciou a operacionalização de 26 novos dispositivos de fiscalização eletrônica. A ativação desses equipamentos em trechos estratégicos de rodovias estaduais sob sua gestão começará precisamente à 0h desta quarta-feira (dia 12).
Dois desses novos radares são de especial relevância para o Litoral Norte Paulista, estando instalados na Rodovia Rio-Santos (SP-055), no perímetro pertencente ao município de São Sebastião. Nesses locais específicos, o limite máximo de velocidade será estipulado em 40 km/h, uma redução significativa que visa mitigar riscos. Os pontos de fiscalização determinados são o Km 178,100 (abrangendo os sentidos Leste/Oeste) e o Km 189,500 (também nos sentidos Leste/Oeste).
Com a entrada em operação destes novos 26 equipamentos, o total de radares ativos nas rodovias estaduais que não são objeto de concessão passará a somar 467 unidades. O DER-SP informou que a lista completa e detalhada com a localização exata de todos os novos pontos de fiscalização pode ser consultada no site oficial do órgão. A transparência na divulgação dos locais é parte da estratégia para incentivar a redução de velocidade.
A medida implementada, segundo a justificativa do Departamento, visa primordialmente reforçar a segurança viária em pontos de vulnerabilidade, prevenir a ocorrência de acidentes graves e, consequentemente, salvar vidas. O DER garante que todos os radares estão devidamente sinalizados e que os limites de velocidade foram tecnicamente definidos para a realidade de cada trecho. Motoristas que desrespeitarem a velocidade máxima permitida serão autuados, conforme a legislação vigente, numa ação contínua que busca reduzir ao máximo o número de sinistros nas estradas paulistas.
Sergio Codelo, presidente do DER-SP, enfatizou a importância da expansão da fiscalização. “A instalação de radares reforça o compromisso inabalável do Governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e, primordialmente, com a meta ambiciosa de zerar os acidentes no estado”, afirmou o executivo.
Os equipamentos fazem parte de um planejamento mais amplo, regido pelo contrato do Edital nº 145/2023. Este edital prevê a implantação escalonada de um total de 649 novos radares em localizações estratégicas, distribuídos ao longo dos mais de 12 mil quilômetros que integram a malha de rodovias estaduais não concedidas.
A escolha precisa de cada ponto de fiscalização não é aleatória; ela é o resultado de um minucioso mapeamento técnico que considera e analisa o histórico de acidentes na área, os índices de excesso de velocidade, as características geométricas da via, a identificação de pontos críticos e a presença de áreas de travessia de fauna. Os demais equipamentos previstos no plano seguem em processo de implementação, passando por etapas de testes e homologação rigorosos antes de serem liberados para a operação efetiva. O início oficial da fiscalização em todos os novos pontos será prontamente divulgado pelos canais de comunicação do Governo, pela imprensa e formalizado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Fonte da Matéria: G1




