O boletim semanal de balneabilidade divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quinta-feira (15) acendeu o sinal de alerta para banhistas no Litoral Norte. Em todo o litoral paulista, 29 praias foram classificadas com bandeira vermelha, indicando que estão impróprias para banho.
As chuvas típicas de verão, que aumentam o escoamento de águas pluviais para o mar, são apontadas como um dos principais fatores para a queda na qualidade da água em pontos específicos. O contato com a água contaminada pode oferecer riscos à saúde, como viroses e infecções, por isso a recomendação é rigorosa: evite entrar no mar onde houver a bandeira vermelha.
Em nossa região de cobertura, os moradores e turistas devem redobrar a atenção. Em Ubatuba, a situação exige cuidado na Praia do Itaguá, que está imprópria em dois trechos (próximo à Av. Leovegildo, nº 240 e nº 1724), e no Rio Itamambuca, local muito frequentado por famílias, mas que frequentemente apresenta contaminação após chuvas.
Já em Caraguatatuba, duas das praias mais populares também entraram na lista de impróprias desta semana: a Prainha e a Praia do Indaiá. A recomendação da CETESB é evitar o banho de mar nessas localidades e não remover ou ignorar a sinalização local.
Para quem busca segurança, a dica do Jornal Farol do Litoral é consultar as bandeiras fixadas na areia antes de entrar na água e evitar banhos de mar nas primeiras 24 horas após chuvas fortes.
Fonte da Matéria: Cetesb



